Motivos que mostram como é importante ter um seguro de carro

Motivos que mostram como é importante ter um seguro de carro

Se você faz parte dessa porcentagem e ainda tem dúvidas sobre essa real importância do seguro de automóvel, precisa ler esse artigo. Agora que você sabe o que é importante ter no seguro de automóvel e quais situações podem deixar sua contratação mais barata. Se você estiver pesquisando um seguro auto, certifique-se de que tais coberturas são oferecidas pela seguradora e na medida do possível contrate todas. Além disso, verifique se a seguradora de seguro automotivo escolhida é registrada na SUSEP. Com essa lista, faça a cotação seguro auto e compare as coberturas e preços.

Afinal, vale a pena contratar um seguro de carro?

É sempre importante ler atentamente as condições da apólice de seguro antes de contratá-la, para entender exatamente como o pagamento do seguro será realizado e quais são as opções disponíveis. A importância segurada é uma parte relevante do contrato de seguro e é necessário entender como ela funciona antes de adquirir um seguro de carro. Ao contratar um seguro para carros, Seguro de caminhão você garantirá acesso a serviços assistenciais a qualquer horário do dia. Mesmo quando o motorista é uma pessoa precavida e cuidadosa com o veículo, ele está exposto a riscos diários com o carro. Ter um seguro auto se torna ainda mais atraente quando o carro sofre perda total. A perda total acontece quando os danos ao veículo correspondem a mais de 75% do valor do auto.

Colisão

Pessoas que possuem melhores condições financeiras podem optar por coberturas mais completas. Antes mesmo de começar a pesquisa de valores e coberturas de um seguro auto, é interessante que você avalie todas as variáveis relacionadas a você e o seu dia a dia e as coberturas de seguro disponíveis. Existe ainda os riscos de colisão, enchente, queda de raios e árvores e mais uma infinidade de sinistros que podem trazer danos imensos ao seu carro. Quando se envolve em uma ocorrência, o usuário precisa garantir o conserto do seu veículo e do carro do terceiro, assim como atendimento médico e indenização às vítimas. Ou seja, ao contar com um seguro, o indivíduo economiza após sinistros. E, mesmo que nenhum sinistro ocorra, vale a pena saber que você terá auxílio sempre que precisar.

IPVA 2023: saiba se você é isento, entenda o cálculo e como pagar

Dependendo da apólice escolhida, pode não incluir cobertura para danos ao próprio veículo em caso de acidente ou colisão, ou cobertura para perda total do veículo em caso de roubo ou furto. – Não entender o funcionamento do sinistro e da franquia e em que situações ele é acionado (e ela é paga). Você não precisa pagar a franquia se o seu carro for roubado ou sofrer perda total, mas se a perda for parcial a seguradora só vai arcar com a parte do conserto que superar o valor da franquia. O valor médio do seguro de carros varia dependendo de vários fatores, incluindo o modelo do veículo, histórico de condução e localização. Em média, ele pode variar de R$ 1.000 a R$ 5.000 por ano, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes.

O que é mais importante em um seguro de automóvel?

Vamos explorar o mundo do seguro automóvel, explicando seus conceitos-chave, tipos de cobertura e mais. O ideal, contudo, é a cobertura total (ou integral), que cobre também acidentes de trânsito. Então, é importante não só ponderar ter uma cobertura veicular, como também entender e saber como contratar a melhor proteção para o seu automóvel. Ao reunir todos os prós e contras, podemos dizer que vale a pena contratar um seguro de carro.

O valor do seguro depende de fatores como marca e ano do carro, idade do motorista, uso do carro, segurança na região de circulação com o veículo, políticas da seguradora, entre outros. Para ter acesso aos benefícios do seguro auto, é preciso pagar pelo serviço mensalmente ou anualmente (dependendo da seguradora). O seguro também não cobre motoristas que fazem mau uso do veículo, expondo-o a grandes riscos. Além de não incluir no contrato manutenção pelo desgaste natural do carro devido ao tempo de uso.

O valor do seguro já deve estar embutido no preço que você pretende gastar com o veículo. Assim, durante a vigência do seu contrato, o usuário pode aproveitar serviços em diversos estabelecimentos, mas pagando menos por isso. A tranquilidade é certamente um fator importante quando o assunto é “por que fazer um seguro auto? Não importa se estamos falando de pane elétrica ou seca, se você trancou o carro com a chave dentro ou se seu veículo simplesmente parou de funcionar e você precisa de um guincho. Quando o indivíduo possui um veículo, não expõe apenas a si mesmo a riscos diários, mas também a outras pessoas.

Vale ressaltar que a utilização de algumas das assistências, como guincho por exemplo, não caracteriza sinistro. A seguradora pode também solicitar uma avaliação dos danos pelo seu próprio perito ou pela oficina de reparação do veículo. A cobertura pode ser contratada pelo próprio motorista ou pelo locador do veículo e pode ser incluída no valor total do aluguel ou adquirida separadamente. O risco puro é qualquer perigo que esteja totalmente fora do controle do motorista, como colisões com animais, incêndios, roubo ou vandalismo. Alguns seguros têm franquias mais altas em troca de prêmios mais baixos, enquanto outros têm franquias mais baixas em troca de prêmios mais altos. Se você ainda tem dúvidas, procure um corretor de seguros de sua confiança e converse com ele.

Ou seja, ele pode contratar as coberturas que mais achar interessante para o seu carro e perfil. Pode parecer um alto custo, mas ele é bem menor do que Seguro auto o prejuízo em caso de sinistros. Para você ter uma ideia, cerca de 400 mil pessoas são feridas em acidentes de trânsito no Brasil todos os anos.

Alguns seguros não têm franquia, ou seja, o segurado não precisa pagar nenhuma quantia em caso de sinistro. No entanto, esses seguros geralmente têm um valor mais alto do que aqueles que incluem franquia. É importante lembrar que o seguro de carro tem limites de cobertura e exclusões, portanto é importante ler atentamente o contrato e entender exatamente o que está incluído e o que não está. A seguradora avaliará o sinistro e, se a cobertura for aplicável, indenizará você pelos danos causados ao seu veículo. O valor da indenização será baseado no valor de mercado do veículo antes do sinistro, levando em consideração o estado e o uso do veículo.

A Fipe é uma referência não só para comprar e vender carros, como também para calcular o seguro. Ou seja, é quanto a seguradora vai te pagar caso ocorra sinistro de perda total ou de roubo e furto. Há contratos que preveem pagamento de 100% da tabela, outros oferecem 90%, enquanto alguns chegam a ter 110%.